quarta-feira, 10 de junho de 2020

Mesmo em tempos de pandemia, SESUNIPAMPA discute com a base



A plenária contou com a média de 60 professores e professoras de variados campus da UNIPAMPA, e debateu sobre o retorno das atividades acadêmicas.

  Na segunda-feira (8) a diretoria da SESUNIPAMPA organizou a primeira plenária virtual docente da seção sindical. Devido à pandemia da COVID-19 e a impossibilidade de reuniões presenciais, o debate a cerca do retorno das atividades acadêmicas ocorreu através de uma plataforma eletrônica, e contou com a média de 60 docentes, sendo eles dos campus de São Borja, Alegrete, Caçapava, São Gabriel, Jaguarão, Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana.
   Na semana anterior, a comunidade acadêmica da UNIPAMPA foi surpreendida com uma pesquisa elaborada pela reitoria, com a finalidade de discutir o calendário acadêmico proposto pela mesma. O calendário prevê a conclusão do 1° semestre do ano de 2020 no prazo de 2 meses.

A posição da SESUNIPAMPA diante da proposta de calendário

   A seção sindical do ANDES-SN na UNIPAMPA emitiu uma nota logo após tomar conhecimento da proposta apresentada pela reitoria (leia aqui: http://sesunipampa.blogspot.com/2020/06/sesunipampa-emite-nota-sobre-proposta.html), onde ressaltou a importância da preservação da vida humana e a necessidade de pensar medidas sanitárias que sejam seguras para toda comunidade acadêmica.
“Que a volta seja embasada em rígidos protocolos de preservação da vida humana. Primeiro precisamos discutir e construir condições sanitárias ideais e a partir daí pensar a volta às atividades letivas. Sabemos que mesmo antes da pandemia, faltavam itens básicos de higiene tais como sabão e papel toalha, por exemplo.” (SESUNIPAMPA, OFICIO 01/2020)
   Em um segundo momento, a reitoria emitiu outro documento, onde orienta para que disciplinas consideradas inviáveis de serem ofertadas de maneira remota possam ser canceladas (ofício 176/2020). Outras alterações também foram propostas, como a inclusão de novas disciplinas no semestre e a manutenção das matrículas via web.
    Dificultando o acesso à educação para alunos em situação de vulnerabilidade social e aumentando a demanda de trabalho docente, a SESUNIPAMPA entende que tais medidas sobrecarregam as comissões de cursos com essas questões e atribuem a elas tal responsabilidade.
“Expõe a predisposição da Pró-Reitoria de Graduação e Reitoria para tomar decisões que afetam toda comunidade acadêmica sem o devido debate com comissões de cursos, comissões locais e Conselhos de Campus, haja vista que pouco se manifestou a respeito da necessidade de planejamento pedagógico frente a excepcionalidade por praticamente 60 dias.”
    A discussão sobre a proposta da reitoria foi feita pelos docentes por iniciativa desta seção sindical.

Plenária virtual docente reúne professores e professoras de 8 campus da Unipampa
    Iniciada as 9:10AM desta segunda-feira (8), a plenária contou com a média de 60 professores, e ampliou o debate sobre o calendário proposto. O espaço permitiu que a categoria docente apresentasse suas preocupações, posições e buscasse esclarecimento sobre algumas questões. A plenária contou com a participação do advogado Guilherme Monteiro, membro da assessoria jurídica da SESUNIPAMPA.
     Foi discutido também questões a cerca da nomenclatura correta para atribuir ao novo calendário proposto. EaD (Ensino a Distância), Ensino Hibrido e Tele-Aula foram mencionados, mas ressaltado, que em qualquer uma das modalidades acarretam para a universidade pública federal presencial a precarização da educação e do processo de ensino-aprendizado. O ANDES-SN emitiu uma nota sobre a modalidade EaD:
"Para o ANDES-SN, a Educação a Distância, compreendida de forma geral, não tem a qualidade que se pretende imprimir ao sistema educacional brasileiro presencial, na medida em que precariza a atividade docente, não garante a universalidade de acesso para a sociedade e destitui a educação de seu sentido mais pleno, qual seja, o da troca e construção coletiva do processo de ensino-aprendizagem." (ANDES-SN,2020)

   Referente aos encaminhamentos, foi consensual que a necessidade de discutir a temática de maneira mais ampla deve ser uma prioridade no momento, mantendo os interesses da comunidade acadêmica de maneira que não alimente ainda mais as desigualdades sociais, e foi assegurado aos docentes, através da assessoria jurídica da SESUNIPAMPA, o direito a negativa da proposta de calendário sem que isso acarrete em consequências pessoais ou coletivas.

Confira os encaminhamentos da plenária:
1.    Se potencialize o compromisso assumido dos presentes em pautar a discussão nas comissões de curso e demais instâncias do campus. Que se realize uma agenda propositiva de capilarização da discussão com base na reflexão dos princípios construídos acima e que preceda e estruture a reflexão deliberativa de nosso CONSUNI
3.    Repudiar qualquer tentativa de estratégias de individualização e responsabilização individual dos docentes pelo processo de retorno as aulas.



Foi enviado a reitoria da UNIPAMPA, no dia de hoje (9), a nota pública 003/2020, emitida pela diretoria da SESUNIPAMPA após a plenária virtual docente. (https://sesunipampa.blogspot.com/2020/06/nota-0032020-da-sesunipampa.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!