terça-feira, 27 de outubro de 2020

SESUNIPAMPA NA LUTA PELOS DIREITOS DA CATEGORIA!

 


Pedindo informações para lutar!

Em sua última assembleia geral extraordinária de 21 de setembro a categoria reunida expressou uma serie de preocupações que envolviam desde o processo de volta as aulas no segundo semestre que coincide com o período de recesso e férias, até a forma e condições de segurança para a realização das aulas a partir de fevereiro.

Neste sentido, em construção coletiva da base e da assessoria jurídica optamos por solicitar informações para a reitoria, para a partir das respostas realizarmos os encaminhamentos necessários, ou seja, travarmos as lutas que forem preciso pra defender os direitos da categoria. Assim no dia 05 de outubro se  protocolou dois requerimentos d e informações, respectivamente 07/2020 e 08/2020. Confira na integra:

REQUERIMENTO SESUNIPAMPA/ASSESSORIA JURÍDICA Nº 7/2020

a)      Tendo em vista o calendário acadêmico aprovado, a necessidade de os docentes usufruírem de suas férias no intervalo entre um semestre e outro e a proibição de que os docentes gozem de férias durante o semestre letivo, existe algum planejamento desta Pró-Reitoria para compatibilizar as férias docentes?

b)      Esta Pró-Reitoria tem alguma previsão de normatização de ressarcimentos dos custos operacionais que os docentes terão com as Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs), tais como energia elétrica, plano de internet, etc.?

c)       Há uma previsão de cumprir-se 17 encontros que totalizaria 66 horas, porem tem-se somente 15 semanas. Como o docente vai fazer isto, levando em conta o calendário acadêmico aprovado (15 semanas) e terem que registrar 17 encontros no plano de ensino registrado no SISTEMA GURI? Qual a sustentação jurídica?

d)      considerando que está previsto a possibilidade de um próximo semestre com volta as aulas com modelo hibrido, conforme descrito nas AERES, há por essa pro reitoria alguma previsão de quando será discutido e normatizada tal possibilidade, inclusive com os devidos protocolos sanitários, especialmente para os docentes que pertencem aos chamados “grupos de riscos”?

e)      considerando que durante o período de trabalho remoto foi registrado no sistema que os docentes estavam em afastamento, situação que não reconhece a atividade laboral desenvolvida, esta Pró-Reitoria pretende encaminhar ao Conselho Universitário alguma proposta de alteração das Resoluções que tratam da carreira docente para, por medida de segurança jurídica, expressamente prever tal situação como de efetivo exercício?

As solicitações são sobre informações que dizem respeito direto aos direitos inalienáveis da categoria, vejamos:

                                                        Férias devem ser respeitadas!!!

a)      Em janeiro teremos um mês de recesso entre o primeiro e o segundo semestre, período legal previsto para a s férias docentes, que não podem ser concomitantes com o ano letivo, mas está previsto no calendário acadêmico os lançamentos dos plano de ensino, como fazer? Pois as férias não são um luxo, ainda mais em tempos pandêmicos, mas um espaço necessário para aguentar a enorme carga horaria remota que estamos vivenciando. Férias é um direito inalienável e lutaremos por elas!!!

AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA


                E o custo operacional do trabalho docente realizado em casa? Deve ser ressarcido!

a)      Desde setembro os docentes tem trabalhado em suas residências utilizando sua energia elétrica, seu plano de dados da internet, seu ambiente familiar (privado) entre outros custos não cobertos pelo seu salário e nem de sua responsabilidade, mas que devido a pandemia está sendo realizado. Cabe ao Estado e a Reitoria que o representa normatizar formas de ressarcimento pois trata-se também de um direito trabalhista. Lutaremos pela não uberização do trabalho docente e pelo imediato ressarcimento!!!

AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA


                    Como lançar 17 aulas em 15 semanas? Pela proteção jurídica dos docentes!

a)      Devemos cumprir 66 horas, porém temos só 15 semanas. Lembramos que era pra ser treze. Como lançar os 17 encontros de forma legal, ética e responsável? Como legitimar essa situação no sistema deixando nítida o trabalho docente realizado?  A atividade docente tem que ser transparente e sustentada legalmente para nossa proteção, lutaremos por isso sempre!!!

AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA

    E a voltas aulas? Como serão as condições de segurança sanitária da comunidade acadêmica? 

a)      O segundo semestre de 2020, já está previsto para iniciar em fevereiro de 2021, mas e como será esta volta, considerando que a pandemia continua, que a vacina está sem previsão oficial de conclusão e distribuição, quais os protocolos sanitários? Quais as medidas? Esta discussão é de profundo interesse de toda a comunidade docente e não pode ser feita de forma atropelada e ao final do semestre, mas desde agora! Lutaremos, sempre por trabalho em condições seguras!

                           AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA       


                                        Estamos trabalhando, queremos ser reconhecidos!

a)      Estamos, docentes, e de resto toda a comunidade acadêmica, trabalhando efetivamente desde março, porem no sistema, esta como se estivéssemos afastados, entretanto efetivamente não estávamos, como ficara essa situação? Queremos nosso reconhecido nosso efetivo exercício! Lutaremos pela afirmação e valorização de nossa atividade profissional.

                    AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA                   

REQUERIMENTO SESUNIPAMPA/ASSESSORIA JURÍDICA Nº 8/2020

a) considerando o convenio realizado entre a Universidade e a empresa de tecnologia Google, bem como a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), quais são as medidas adotadas por esta Pró-Reitoria para proteger dos dados pessoais dos docentes? O teor do convênio com a referida empresa está acessível ao público? Houve licitação? Favor fornecer cópia deste.

b) Considerando que, sabidamente, a empresa Google realiza a coleta de dados para a sua atividade empresarial, favor responder:

1) se a universidade possui o levantamento de quais tipos de dados e concernentes a quais titulares são coletados e tratados no processo de aulas virtuais, de troca de e-mails e outros, se houver; se sim, quais são;

2) se esses dados são usados por terceiros — ou se compõem base de dados sobre o qual terceiro tem acesso; se sim, quem é o terceiro; se sim, para qual finalidade o terceiro usa e com que base legal;

3) quais são os protocolos de segurança de informação usados pelo sistema e pelo servidor do controlador e do operador do tratamento de dados pessoais;

4) onde e como os dados são armazenados e se é possível a portabilidade dos dados para outra empresa/servidor, caso a universidade deseje;

5) se os dados são tratados ou armazenados no Brasil ou em território estrangeiro;

6) se houve análise de risco sobre o processo de coleta e tratamento de dados;

7) como é feito o processo de tratamento de dados pessoais que podem gerar riscos aos titulares e que possam impor restrições não previstas em lei aos usuários de serviços públicos, conforme previsto na LGPD e decorrente do sistema normativo protetor dos consumidores e dos usuários de serviços públicos;

8) se e como é feita a anonimização e a guarda dos dados pessoais;

 9) se há análise do impacto financeiro de eventuais falhas e vazamentos na atividade de troca de informações e armazenamento de dados, considerando como potencialmente afetados os membros da comunidade acadêmica e os projetos específicos desenvolvidos e financiados por esta Universidade;

10) como é feita a governança do banco de dados decorrente dos tratamentos realizados;

11) quem tem acesso aos dados pessoais coletados e quais são os graus de privilégios de acesso, em relação ao controlador, ao operador e a terceiros, se houver.

12) que tipo de informações dos docentes são coletadas pela universidade e onde são armazenadas (servidores próprios ou de empresas contratadas);

13) se as bases de dados que armazenam informações pessoais e funcionais, informações de pesquisas científicas e informações de comunicações virtuais entre docentes e discentes são operadas e controladas pela universidade ou por outros;

14) em sendo por terceiros, quem são e qual o teor dos contratos com a prestadora do serviço;

15) quais informações dos alunos compõem a base de dados;

16) se, e como são tratadas as informações de propriedade intelectual, científica e de patente;

17) se os docentes e discentes têm acesso às suas informações, e se podem realizar a retificação e solicitar o descarte delas, tal como previsto na Lei 13.709/2018; quais são os procedimentos para tanto;

18) quem é o controlador dos dados? Quais critérios de segurança do armazenamento, usos, formas de acesso e mecanismos de controle social da sua utilização com fundamento e base legal nas finalidades indicadas;

19) se há compartilhamento da base de dados com outras entidades estatais e/ou privadas; se sim, quais;

Como serão tratadas e quem gerencia nossos dados? São privados e não podem ser publicizados!

O segundo requerimento da conta de algo que tem afligindo toda a categoria, pois no momento que há um contrato com um empresa multinacional, esta, que é dona da plataforma tem acesso a nosso dados o que fará com eles, como será a privacidade? Lutamos pela proteção da vida privada de nossos docentes!

AGUARDAMOS A INFORMAÇAO DA REITORIA!!!




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