Confira
a 2ª parte do bate-papo da SESUNIPAMPA com os docentes da UNIPAMPA sobre a
volta as aulas e o ensino remoto.
Se você ainda não leu a
matéria completa da SESUNIPAMPA sobre “Volta às aulas na UNIPAMPA: ensino
remoto foi aprovado no CONSUNI e trás incertezas para comunidade acadêmica”
acessa o link:
Conversamos com os docentes
Vinicius Piccin Dalbianco (Campus Itaqui), Altacir Bunde (Campus Santana do
Livramento), Rubem Ávila Jr (Campus São Gabriel) e Jefferson Rocha (Campus São
Gabriel).
SESUNIPAMPA: Neste
processo de deliberação houve um pedido de vistas, respaldado no artigo 34 do
regimento do CONSUNI, considerado como um ato de afirmação da democracia. Quais
as contribuições desse parecer para o calendário e diretrizes aprovados?
Vinicius: “O parecer do pedido de vistas é um
documento que expressa inúmeras preocupações com o retorno remoto das aulas. O
professor parecerista teve o cuidado de incluir os anseios de todas as
categorias, dando destaque principalmente para as preocupações dos estudantes
que ao meu ver foram pouco ouvidos ao longo das discussões.
O parecer modificou a forma da condução das discussões no CONSUNI. Proporcionou um importante momento de dialogo entre os conselheiros, possibilitando que todas as representações pudessem expor suas ideias e posicionamentos e inclusive proporcionou um ambiente amistoso que unificou muitos posicionamentos, demostrando para os gestores da UNIPAMPA que é preciso dialogar, ouvir as representações, dar o tempo que as discussões merecem.
O
calendário e as diretrizes aprovados são muito mais evoluídos do que a proposta
original e incorpora significativamente as contribuições apresentadas no
parecer do pedido de vistas. Espero que este processo tenha contribuído para
uma visão diferente da gestão da UNIPAMPA quanto aos métodos de dialogo com a
comunidade Universitária”.
Altacir: “Acredito que o pedido de vistas foi muito importante para o amadurecimento da proposta, assim como serviu de aprendizado para os novos Conselheiros, no qual me incluo. Mas, no meu ponto de vista, a contribuição mais importante foi o aprofundamento da democracia e do debate interno na Unipampa.
Rubem: “A principal contribuição foi
possibilitar a discussão ampla do referido projeto pelo conselho. Isto vem de
encontro ao papel fundamental desta instância universitária que estava sendo
negligenciada. O tempo requerido pelo pedido de vistas foi fundamental para o
esclarecimento de pontos cruciais que beiram a ilegalidade da proposta.
Jefferson: “O Pedido de vista solicitado pelo
conselheiro Rubem Ávila Jr., além de legítimo, serviu para que, com o parecer
emitido, a comunidade acadêmica e especialmente os conselheiros do CONSUNI,
pudessem se apropriar dos aspectos pedagógicos, políticos e jurídicos
envolvidos na proposta. Segundo relatos, houve manifestações antidemocráticas
nas redes sociais sobre este pedido, demonstrando que muitos ainda não
conseguem conviver com a diferença de opiniões, com a dialética da construção
democrática. Isto é fruto do espírito autoritário que no Brasil ainda perdura
na maioria das entidades.
Aproveito para expressar minha
solidariedade ao conselheiro Rubem, um companheiro de muitas lutas classistas e
que teve a coragem e a sensatez de provocar uma reflexão mais consistente sobre
a proposta da reitoria para atividades remotas. Conseguimos a partir de parecer
e da discussão nas reuniões do CONSUNI, avançarmos em pontos importantes,
diminuindo, mas não sanando, evidentemente, as dificuldades que todos teremos
(docentes, discentes, técnicos administrativos) na execução das AERES, agora a
partir do dia 08 de setembro”
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