Quem somos

Este é o blog da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Pampa, uma seção sindical do ANDES Sindicato Nacional na Universidade Federal do Pampa.

Mas o que é o ANDES? O ANDES-SN é o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Fundado em 1981 como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (por isso a sigla ANDES), passou a ser o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior após 1988, com a promulgação da Constituição Federal. Por preocupar-se em manter uma relação permanente com as experiências de outros trabalhadores que lutam pelo reconhecimento de direitos sociais para todos os brasileiros, é filiado à Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas) desde 2007. Tem por objetivos:

1) a luta pelos direitos dos docentes do ensino superior;
2) a construção contínua de propostas para a universidade brasileira;
3) a luta pela educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições superiores de ensino;
4) a luta pela universalização do acesso à educação superior pública e gratuita, com garantia de permanência;
5) a luta pelo espaço público para produção do conhecimento;
6) o reforço da unidade da classe trabalhadora no Brasil, internacionalmente e, em particular, na América Latina;
7) a luta contra toda forma de cerceamento à liberdade de organização sindical e de expressão;
8) a luta contra as reformas neoliberais que retiram direitos dos trabalhadores, especialmente a reforma universitária privatizante;
9) o combate de todas as formas de mercantilização da educação.

Como característica principais, o ANDES:

1) é uma entidade autônoma em relação a partidos políticos, ou seja, é comprometido com a luta dos docentes independente de governos e partidos políticos;
2) tem a estrutura formada pela Diretoria, Diretorias Regionais e Seções Sindicais;
3) tem como ponto de partida que todas as decisões são deliberadas pela base, que elege democraticamente seus dirigentes;
4) é mantido pela contribuição voluntária de seus sindicalizados sem taxa sindical compulsória, ou seja, é contra o imposto sindical compulsório.
5) representa mais de 72 mil sindicalizados de instituições de ensino superior federais (IFES), estaduais, municipais e particulares.
6) está representado em todo o território nacional pelas suas 110 seções sindicais.

As seções sindicais possuem autonomia financeira, política, patrimonial e administrativa, com regimento geral e diretoria própria.

Ainda não há a arrecadação da contribuição dos sindicalizados da SESUNIPAMPA, devido aos trâmites do pedido de desconto em folha remetido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Por esse motivo, a Sesunipampa não tem sede própria nem funcionários para auxiliar a diretoria nas questões burocráticas do dia-a-dia. Conta com a boa vontade dos membros da diretoria e sindicalizados para as ações do sindicato, e com o apoio do ANDES-SN e da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN para questões financeiras e de organização.

Este blog pretende ser um instrumento de comunicação entre a diretoria e os sindicalizados, de divulgação de assuntos importantes nas esferas regional, nacional e internacional, e de produção de textos que auxiliem os docentes em suas dúvidas em relação à carreira docente e à legislação pertinente a ela.

Esperamos, com isso, estreitar relações e fornecer elementos de formação sindical aos nossos filiados!

Saudações sindicais, Diretoria da Sesunipampa 2014/2016

Fonte do texto: site do ANDES-SN http://antigo.andes.org.br/historia.htmhttp://portal.andes.org.br:8080/andes/portal.andes.