quinta-feira, 7 de março de 2019

Nota de Esclarecimento sobre a atividade de formação docente no dia 08 de Março.



Nota de Esclarecimento sobre a atividade de formação docente 

no dia 08 de Março.

 

Em comunicado emitido dia 21 de fevereiro de 2019 o Pró-reitor de Graduação convoca todos e todas as docentes da Unipampa para uma atividade de formação no dia 08 de Março, das 9:00hs as 13:00hs, por videoconferência.

            Ressalta-se o regime de convocação e a colisão de tal atividade com o importante Dia Internacional das Mulheres, onde estão previstas uma série de ações, marchas, paralisações e greves contra o machismo e a reforma da previdência. No dia 28/02, a SESUNIPAMPA em conjunto com o SINDIPAMPA (TAEs) emitiu um ofício solicitando à reitoria a remarcação da convocação para possibilitar a presença da categoria nas atividades locais, regionais e nacionais previstas para essa data, conforme deliberação de 38º Congresso do ANDES/SN.

(http://www.andes.org.br/conteudos/noticia/8-de-marco-greve-internacional-de-mulheres1)

Até o momento não recebemos oficialmente resposta à nossa solicitação de modificação da data. Ontem, 06 de março, a Pró-reitoria de Graduação enviou e-mail geral com retificação à convocação. Tal comunicado mantém a data do evento, modificando somente seu horário sem inserir, no entanto, nenhuma programação referente à esta data tão simbólica e robusta para as lutas pela desigualdade de gênero, e para as lutas contra a precarização de direitos das trabalhadoras nesse momento político instável que vivenciamos. Uma decisão que aponta não somente para um silenciamento sobre as lutas das mulheres como também aponta para uma falta de flexibilidade em relação a recondução da data da atividade de formação docente.

Desse modo, manifestamos nossa indignação quanto à postura da reitoria diante de uma data de peso como o: 8 de março - Dia Internacional das Mulheres. Uma data contra o conservadorismo, contra o machismo, e contra a retirada de direitos trabalhistas, além de tantas outras reivindicações políticas urgentes.

Em uma universidade onde a maioria docente é composta por mulheres percebemos não somente a insensibilidade como uma contradição com os princípios institucionais da própria UNIPAMPA.

Portanto, conclamamos a categoria docente a refletir, protestar sobre essa situação de uma convocação que nos retira da luta por nossos direitos.

Dia 08 de março - dia de luta contra o machismo e a reforma da previdência.

Saudações Sindicais,

Diretoria da SESUNIPAMPA. Diretoria do Sindipampa

São Borja, 07 de março de 2019.

 


--
Diretoria da SESUNIPAMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!