GESTÃO 2014-2016
INFORMATIVO Nº 2 – 2015
Relato da assembleia docente do dia 07 de julho
Na última terça feira, dia 07 de julho, realizou-se assembleia docente via videoconferência, chamada pela SESUNIPAMPA. Como ponto principal, estava a deliberação sobre se os docentes da UNIPAMPA iriam ou não aderir ao movimento de greve docente que ocorre nacionalmente. Estiveram presentes professores dos campi Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão, São Borja e São Gabriel. Depois de informes sobre o andamento da luta dos docentes em greve, a maioria dos docentes reunidos votou por não aderir à greve, ainda que não tenha havido nenhuma fala explicitando os motivos de porque não aderir ao movimento. No entanto, os docentes decidiram também por declarar-se publicamente em estado de mobilização permanente. A diretoria da SESUNIPAMPA reforça a necessidade de se continuar o debate sobre as formas de concretizar este estado de mobilização permanente.
Relato do XII Encontro da Regional-RS do ANDES-SN
Nos últimos dias 10 e 11 de julho (2015) a Regional-RS da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) reuniu, em sua sede em Pelotas, membros das seções sindicais de cinco universidades do estado do Rio Grande do Sul para a realização do seu XII Encontro Regional: Conjuntura e estratégias de mobilização docente. Aproximadamente 30 participantes docentes da UNIPAMPA, UFSM, UFRGS, FURG e UFPel apresentaram e debateram, durante os dois dias do evento, questões relacionadas à condição não apenas da história atual e recente da universidade brasileira, mas também a respeito da evolução histórica da universidade no Brasil e no contexto mundial, em especial na América Latina. Como convidados especiais, o evento contou com a participação, na mesa de abertura, do Presidente Nacional do ANDES, Paulo Rizzo (UFSC). O evento contou ainda com a participação de representantes da diretoria da Regional-RS, entre eles o professor Carlos Schmidt, que tratou da conjuntura econômica atual e seus reflexos na universidade brasileira.
Durante o evento, mesas redondas seguidas de debates expuseram a pauta de mobilização do movimento de reivindicação que se encontra em curso no atual momento em todo o Brasil e que tem a condição da universidade pública brasileira e a carreira docente como temas centrais. O movimento de greve nas IES foi colocado em perspectiva e avaliado pelos participantes, tendo como foco de debate a atual percepção da precarização da universidade e as formas de atuação política efetivas na transformação do contexto atual.
A conclusão do evento foi marcada pela avaliação das discussões em que se ressaltou a importância da contraposição de formas de percepção do que significa, no contexto nacional e internacional, construir e conduzir uma universidade pública de qualidade e os modos de atuação para se alcançar a superação da atual condição de subalternidade que a cultura universitária brasileira tenta irracionalmente mascarar no seu funcionamento e na percepção de si mesma.
Encaminhamentos/informativos:
a) A Seção Regional RS deverá promover cursos de formação sindical para os docentes;
b) Promover um debate sobre a dívida pública, em parceria com a Auditoria Cidadã;
c) As seções sindicais deverão contribuir para o Fundo da Greve nacional;
d) A participação na Marcha dos servidores federais à Brasília será dia 22 de julho e deverá ocorrer o rateio de despesas entre os sindicalizados por categoria;
e) Os encontros regionais de educação deverão ser promovidos no próximo semestre, em vista do Encontro Nacional que ocorrerá em 2016;
f) Ocorrerá um ato público entre os servidores federais na primeira semana de agosto;
g) O próximo encontro da regional (XIII) deverá ocorrer na seção sindical da UFSM (SEDUFSM)
SESUNIPAMPA dispõe de serviço de Assessoria Jurídica para sindicalizados
A SESUNIPAMPA conta com o serviço de Assessoria Jurídica, disponibilizada pela Regional Rio Grande do Sul às seções sindicais que não a possuem - no caso, a nossa e a Seção Sindical do ANDES na UFRGS. Qualquer sindicalizado que quiser fazer uso da mesma deve entrar em contato com a SESUNIPAMPA (sesunipampa.andes@gmail.com) para encaminhamento posterior. Estamos neste momento vendo a possibilidade de usar a Assessoria Jurídica para montar o processo de pedido da penosidade. Sobre este assunto, aguardem notícias em breve.