terça-feira, 30 de julho de 2019



image.png

 

ASSEMBLEIA DOCENTE SESUNIPAMPA

 

 

Convocamos todas e todos colegas a construir este importante momento de reflexão e resistência da categoria, somos contra a reforma da previdência, os cortes e a privatização na educação. Venha debater:

 

Pauta:

a)    Participação da greve geral dia 13/08

b)   Informes CONAD e Setores

c)    Cronograma de assembleias

d)   Assuntos gerais

 

 

Dia: 07 de agosto – quarta feira

Horário: 17:30hs

Local – salas de vídeo conferência

 

 

 

Cesar Beras

Presidente da SESUNIPAMPA

Unipampa, 30 de julho de 2019

--

Saudações sindicais,

Diretoria da SESUNIPAMPA

quarta-feira, 17 de julho de 2019




INFORME Nº 6 -SESUNIPAMPA

NA LUTA:

 GREVE DA EDUCAÇÃO DIA 13 DE AGOSTO E ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA

Colegas,

1)      Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho reuniu-se em Brasília o 64º Conselho nacional do ANDES-SN(CONAD) que tem como objetivo central analisar a conjuntura e atualizar o plano nacional de lutas. Neste sentido os delegados(as) das seções sindicais de todo o Brasil participaram também do ato realizado dia 12 na esplanada do ministérios contra reforma da previdência. A Sesunipampa a partir de uma delegação escolhida em sua assembleia de base participou de todo esse processo

2)      O  64º CONAD aprovou o MANIFESTO DE ALERTA EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E GRATUITO que visa instrumentalizar nossa categoria sobre a proposta de "autonomia financeira" que será discutida entre MEC e reitorias esta semana (quarta dia 17) e que entre outras coisas frisa os principais objetivos perversos embutidos na proposta: " a) pôr fim à carreira pública de servidores federais da educação...b) consagrar a desresponsabilização do Estado com o financiamento da educação superior pública, aprofundando os cortes já iniciados.c) deter e reverter a lógica inclusiva da educação superior pública federal.

 

3)      O 64º CONAD também aprovou a participação da categoria docente em todo o país na construção da  GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO  que está sendo chamada para dia 13 de agosto buscando congregar toda a sociedade na perspectiva de protestar e reverter a votação em segundo turno da reforma da previdência assim como também nos somarmos a construção de uma nova greve geral, pois só com a luta nas ruas poderemos conquistar apoios e demonstrar a perversidade das ações do governo atual .

 

4)      Neste sentido, considerando a gravidade da conjuntura atual que ameaça nossa carreira e futuro profissional, e que, entraremos em um período de recesso acadêmico, afirmamos desde já a necessidade de realizarmos uma assembleia geral da categoria para a primeira semana letiva de agosto:

 

 

 

 

ASSEMBLEIA DOCENTE UNIPAMPA

Dia: 07 de agosto – quarta feira

Horário: 17:00

Local – salas de vídeo conferência

Pauta: a) Informes da conjuntura, b) Participação da greve geral, c) Cronograma de assembleias e d) Assuntos gerais

Pedimos a todas e todos os colegas que ajudem a construir este importante momento de reflexão, resistência e construção da ação da categoria.

Afinal somos contra a reforma da previdência, os cortes e a privatização na educação e nas políticas públicas sociais e por nenhum direito a menos.

Todas e todos a assembleia.

 

Cesar Beras

Presidente da SESUNIPAMPA

Unipampa, 15 de julho de 2019

 

--

Saudações sindicais,

Diretoria da SESUNIPAMPA

quarta-feira, 10 de julho de 2019




Gestão 2018-2020
INFORME GERAL SESUNIPAMPA – Nª 5
FIM DO SEMESTRE LETIVO: CONTINUIDADE DA LUTA
por uma universidade pública gratuita e de qualidade
1. O primeiro semestre letivo de 2019 foi intenso. Diversos ataques à sociedade brasileira e, em especial, à comunidade acadêmica do país inteiro foram desferidos e estão ainda em curso. De um lado, a já aprovada reforma trabalhista, que deve ser revista imediatamente pois já desempregou mais de 14 milhões de trabalhadores, de outro lado, em tramitação no congresso um reforma da previdência que busca simultaneamente a entrega dos recurso da aposentadoria para os bancos e o estabelecimento de uma série de regras que aumentam o tempo de contribuição e de trabalho e reduzem os recursos a serem recebidos, atacando principalmente as companheiras docentes e as trabalhadoras de nosso país buscando realizar um reajuste do capitalismo no Brasil.
2. No que tange especificamente a educação, para além dos efeitos da PEC 095 que congela e retira recursos da educação evitando concursos e reajustes necessários para o pleno funcionamento do ensino, pesquisa e educação, temos a ameaça iminente de cortes nos recursos de custeio que podem impedir em curto prazo o funcionamento das instituições de ensino. Faltarão verbas para gasolina, compra de material de consumo, pagamento de água e luz entre outras questões, que não só prejudicaram as atividades cotidianas como podem levar novamente a demissão de terceirizados e toda uma serie de diminuição de custos que buscam de forma geral não somente inviabilizar um ensino público, gratuito e de qualidade, mas encaminhar um processo de precarização e privatização da universidade pública.
3. Nós, docentes da UNIPAMPA, no conjunto de seus campi não paramos, participamos ativamente nas ruas das cidades sede, com outras entidades demonstramos nossa indignação com um processo que busca destruir os poucos
traços de um Estado social em nosso país. Estivemos presente no dia 15 de maio com professores e professoras na rua no dia nacional em defesa da educação. Dia 30 apoiamos, em novo dia nacional, as atividades realizadas pelos discentes e no dia 14 de junho estávamos agora em greve geral realizada em todo o Brasil e que demonstrou que a reforma da previdência e os cortes da educação são nocivos para o conjunto de sua população.
4. Chegamos agora ao fim deste primeiro semestre, mas não ao fim da mobilização e da luta em defesa da aposentadoria e da educação pública. Em julho já esta previsto o "ATO NACIONAL em defesa da Educação, por emprego e aposentadoria" que acontecerá em Brasília convocado pela juventude organizado na realização do congresso da UNE. O conjunto de centrais sindicais e, portanto, o ANDES-SN reforça tal atividade, estimulando caravanas e atos regionais, mesmo no inicio do recesso a luta não para. Ainda em julho teremos a realização do 64º Conselho nacional do ANDES-SN (CONAD) com o tema central: Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas que contara com a representação de delegação de nossa SESUNIPAMPA.
5. Colegas, teremos um próximo semestre repleto de lutas, a iniciar pela organização e participação no dia 13 de agosto – DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Agradecemos a participação intensa da categoria e enfatizamos a necessidade de nossa presença cada fez mais organizados e na luta por uma universidade pública gratuita e de qualidade. Filie-se, participe, pois juntos somos cada vez mais fortes.
UNIPAMPA, 03 DE JULHO DE 2019
Cesar Beras
Presidente SESUNIPAMPA
A hora é agora. Mobilizar e lutar em defesa da aposentadoria e da educação pública!

--

Saudações sindicais,

Diretoria da SESUNIPAMPA


Livre de vírus. www.avast.com.