segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ASSEMBLEIA DOCENTE 3 NOVEMBRO 17:40H


Colegas docentes,

Segue convite para assembleia geral no dia 03/11, às 17:40h, que será realizada via vídeo-conferência (Sala RNP 0660), com a seguinte pauta:

Pedimos àqueles campi que não tenham representação sindical docente, que entrem em contato conosco para viabilizarmos a participação. 
Por favor, agendem suas salas de videoconferência.
Contamos com todos os e as colegas!
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com este email da Seção Sindical.
Saudações sindicais,

  1. Informes
  2. Mobilização 
  3. Votação de Indicativo de Greve
  4. Encaminhamentos

NOTA PÚBLICA DA SESUNIPAMPA A RESPEITO DA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NA UNIPAMPA




NOTA PÚBLICA DA SESUNIPAMPA A RESPEITO DA INTERVENÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NA UNIPAMPA

Faz algum tempo que o ANDES-SN e os movimentos sociais vêm denunciando as terceirizações como mecanismos de aumento da precarização dos direitos trabalhistas e das condições de trabalho, além de abrirem margem para processos corruptivos dentro do serviço público.

A diretoria da SESUNIPAMPA também posiciona-se assim, pois entendemos que a terceirização configura um dos pontos altos do processo de privatização dos serviços da universidade e a perversidade na forma como nossos/as colegas trabalhadores/as são tratados/as. 

Desta forma, vimos a público posicionarmo-nos perante os fatos que levaram à operação da Policia Federal batizada de “Operação Bandejão”, que pretende investigar fraudes em torno de 3 milhões de reais, supostamente praticadas pelas empresas que prestam serviços nas Cantinas Universitárias, bem como a possibilidade do envolvimento de servidores nessas irregularidades.

Cabe lembrar que a diretoria da SESUNIPAMPA, com o apoio da sua Assessoria Jurídica junto com docentes, técnico administrativos e discentes, denunciaram no início do ano a péssima situação de trabalho das cozinheiras da Cantina Universitária no campus Jaguarão. Estas trabalhadoras, além de não contarem na época com materiais e produtos para o trabalho, também recebiam salários atrasados, e tinham FGTS e INSS descontados, mas não pagos. Após manifestações da comunidade acadêmica e das próprias cozinheiras, que realizaram uma paralisação dos serviços, a universidade junto a seus fiscais, resolveu intervir exigindo melhores condições em relação a empresa contratada. Além disso, cabe revelar que ainda na mesma época, nossa comunidade acadêmica entrou com denúncias na ouvidoria, acusações estas que levaram a UNIPAMPA a realizar uma auditoria e encontrar o processo corruptivo em relação ao número de refeições. Destacamos que os problemas das terceirizações persistem na nossa universidade com os trabalhadores e trabalhadoras ainda tendo seus salários atrasados, péssimas condições de trabalho e direitos trabalhistas desrespeitados. 

Nós da SESUNIPAMPA propomos um sistema de funcionamento da Cantina Universitária que realmente seja público, com a realização de concursos públicos para os cargos de trabalhadores e trabalhadoras deste setor (e que assim seja em todos os serviços terceirizados realizados na universidade). Que estas Cantinas busquem parcerias com produtores rurais locais (de agricultura familiar e preferencialmente orgânica) e que a reitoria busque outras formas de gerenciamento, inclusive via a construção de cooperativas locais, respeitando a principal missão na criação da UNIPAMPA: o desenvolvimento regional.

Aliás, a falta de recursos não pode de forma alguma intensificar a precarização da prestação destes serviços, como na diminuição do número de trabalhadores e trabalhadoras que realizam a limpeza dos campi. A precarização orçamentária não pode negligenciar as condições de trabalho e os direitos trabalhistas destes e destas nossas colegas.


Por uma universidade realmente pública! Que respeite seus trabalhadores e trabalhadoras! A SESUNIPAMPA condena as práticas corruptivas e a precarização de trabalhadoras e trabalhadores na nossa universidade!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DEPUTADOS RGS CONTRA OS SERVIÇOS E SERVIDORES PÚBLICOS!

Colegas.
Segue abaixo cartaz dos deputados que votaram contra os serviços e servidores públicos. 
Que votaram pela PEC 241!
Saudações sindicais,
Diretoria da SESUNIPAMPA



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Relato Assembleia Docente 19 outubro

Colegas docentes.
Ontem foi realizada a assembleia da categoria. Estiveram presentes os campus de Bagé, Jaguarão, São Gabriel e São Borja.
Após os informes, como o da Comissão Eleitoral da SESUNIPAMPA alertando que as eleições para a Seção Sindical serão feitas nos dias 26 e 27 de outubro, foi discutido o segundo ponto de pauta: Mobilização e Construção da Greve Geral.
A categoria ressaltou a importância da mobilização na conjuntura de agudização dos ataques aos serviços e servidores púbicos. Também foram relatados os movimentos de deflagração de greve e ocupações que vem ocorrendo em outras universidades do Brasil. E a necessidade de nossa categoria na UNIPAMPA intensificar a mobilização.
No terceiro ponto de pauta, foi tratado a respeito do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação a ser realizado em 24 de outubro.
Como encaminhamentos desta assembleia foram votados.
- A sugestão aos docentes da UNIPAMPA para que façam assinaturas do abaixo-assinado contra a PEC 241 que está no portal da AVAAZ.
- Que façamos uma enxurrada de emails nas caixas dos deputados para que assim pressionemos contra a PEC 241. Será enviado um modelo pela SESUNIPAMPA e cada colega poderá enviar da forma que achar melhor aos deputados.
Adesão ao dia de Paralisação e Mobilização no 24 de outubro, próxima segunda-feira. Neste dia os e as colegas dos diversos campus deverão buscar construir ações nas ruas das cidades onde estão suas unidades de forma unificada com outras categorias de servidores.
- Uma nova assembleia foi marcada para o dia 3 de novembro para avaliarmos a movimentação e construirmos outros encaminhamentos a respeito da greve geral.
Desejamos a todas e todos que o dia 24 seja de muita luta e mobilização nos campus da UNIPAMPA.
Só a luta muda a vida.
Saudações sindicais,
Diretoria da SESUNIPAMPA

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Conjuntura Nacional e Assembleia

Colegas docentes.

A conjuntura nacional tem sido acelerada diariamente no ataque aos serviços e servidores/as públicos/as no país. 

Na última assembleia definimos que a próxima seria realizada no dia 27 de outubro. 

Mas devido a urgência da conjuntura com a aprovação da PEC 241 no primeiro turno na Câmara dos Deputados, o agendamento do segundo turno da votação para o dia 24 deste mês, a proposta de paralisação nacional e a intensificação da mobilização no país para a greve geral, a diretoria da SESUNIPAMPA entende que é fundamental construirmos uma nova assembleia docente antes do dia 27 de outubro.

Portanto,realizamos a convocação para o dia 19 de outubro às 17h.

Precisamos estar atentos/as e mobilizados/as!

A conjuntura de ataques só se agudizará! 

E a mobilização também!

Saudações sindicais,

Diretoria da SESUNIPAMPA

ASSEMBLEIA DOCENTE 19 OUTUBRO 17H

Colegas docentes,

Convidamos para assembleia geral no dia 19/10, às 17:00h, que será realizada via videoconferência (Sala RNP 0660), com a seguinte pauta:

  1. Informes
  2. Mobilização e Construção da Greve Geral
  3. Adesão ao Dia Nacional de Lutas e Paralisação “Educação na rua contra a retirada de direitos, a Lei da mordaça e a reforma do ensino médio”
  4. Encaminhamentos

Pedimos àqueles campi que não tenham representação sindical docente, que entrem em contato conosco para viabilizarmos a participação. 
Por favor, agendem suas salas de videoconferência.
Contamos com todos os e as colegas!
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com o email da Seção Sindical.
Saudações sindicais,

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Relato Assembleia 04/10


Colegas docentes.
Ontem foi realizada assembleia docente.
Estiveram presentes os campus de Jaguarão, Bagé, Uruguaiana, São Gabriel e São Borja.
Nos informes foram relatadas as atividades de mobilização e paralisação no último dia 29. 
No ponto de pauta de Mobilização e Construção da Greve Geral, foi afirmada a necessidade da categoria intensificar a mobilização contra os projetos que atacam os serviços e servidores públicos, como a PEC 241, a PLP 257 (agora PLC 54/16), as reformas trabalhista e da previdência.
Foi decidido que o dia 27 de outubro será marcado por mobilizações e atividades da categoria em todos os campus. No mesmo dia será realizada uma assembleia.
Saudações sindicais,
Diretoria da SESUNIPAMPA