segunda-feira, 29 de março de 2021

NOTA 004/2020 – Em defesa das atividades acadêmicas da UNIPAMPA: repúdio aos ataques de 28 de março de 2021.

NOTA 004/2020 – Em defesa das atividades acadêmicas da UNIPAMPA: repúdio aos ataques de 28 de março de 2021.         

            No último domingo, dia 28 de março, um grupo de manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, vestidos com a camiseta da seleção brasileira, na cidade de Itaqui/RS, em frente ao campus da UNIPAMPA, desferiu diversas acusações e insinuações sobre a atividade docente e o próprio funcionamento da instituição, veiculadas por vídeos feitos pelos próprios manifestantes nas redes sociais, em especial no Facebook.

 Afora ataques grosseiros, foram feitas insinuações diversas de a UNIPAMPA de ser uma instituição de esquerda, de “vagabundos”, que só onera os cofres públicos e uma tal ordem de acusações cruéis e totalmente desfocadas da importância da Universidade na fronteira oeste e na região de campanha. Neste sentido a SESUNIPAMPA publicamente reafirma alguns princípios fundamentais para, em tempos de pandemia, defender e valorizar mais ainda uma categoria de docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação e terceirizados que sofrem pela gravidade de nossa situação sanitária e social e não precisam ser submetidos a ataques atrozes que só aumentam o sofrimento de quem hoje luta por uma educação para todas e todos! Dessa forma:

1)      Afirmamos a Universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada como forma de inclusão social, construção do pensamento crítico e livre, bem como a afirmação de um Brasil para todas e todos. A Unipampa através de seus 10 campi na fronteira oeste e região da campanha representa esta possibilidade há 15 anos no dia-a-dia das cidades e regiões que a sediam buscando afirmar um espaço efetivo de desenvolvimento regional, social, cultural, político e econômico, modificando o cenário devastador de desigualdade sócio econômica encontrada, gerando a construção de conhecimento e de oportunidades à milhares de cidadãs e cidadãos.

2)      Afirmamos a qualidade e empenho de todas e todos que trabalham na Unipampa, a persistência de nossas e nossos discentes, que não obstante as dificuldades, constroem a instituição e permitem o seu funcionamento, assim como o apoio das comunidades e das milhares de formandas e formandos, profissionais que partem da Unipampa para o mundo. Uma universidade se faz com várias mãos e mentes e com responsabilidade para que tenha a efetiva inclusão social e afirmação de um conhecimento adequado à sociedade em que vivemos, de forma livre e crítica. São histórias de vida que se tornaram realidade pela existência de uma Universidade como a Unipampa e de todas e todos que dela fazem parte e dessa forma exigem respeito, exigem alteridade, exigem reconhecimento, exigem valorização.

3)      Afirmamos a defesa da ciência e da universidade como expressão concreta desta e, neste sentido, rejeitamos posturas negacionistas que tem levado a ausência de políticas efetivas de combate à pandemia de COVID-19, de morosidade na vacinação e de negação do isolamento social. Opor mercado e vida humana é acabar com qualquer possibilidade de sociabilidade e de uma vida social melhor para todas e todos. Afirmamos a instituição não parou! Seus professores e professoras, alunos e alunas, técnicos e técnicas-administrativas, terceirizadas e terceirizados, trabalham diariamente, de forma remota, muitas vezes precarizada, mas com o esforço de evitar a evasão, de evitar a exclusão e permitir que a Unipampa siga exercendo seu papel social de construção de conhecimento e inclusão social.

4)      Afirmamos que nossas alunas e nossos alunos passam necessidades, nossas professoras e professores estão estressados, adoecendo psicologicamente, pois dar aula em pandemia de forma remota é muito mais complicado que de forma presencial. Mas nesse mesmo contexto a Universidade luta contra a pandemia: produz álcool gel, participa de pesquisas e através de seus profissionais resiste, além de funcionar diariamente.

5)      Reiteramos que a UNIPAMPA é um sonho coletivo que expressa uma sólida tentativa de inclusão social e de construção do conhecimento e que tem transformado positivamente o cenário da fronteira oeste e da campanha precisa ser respeitada, potencializada, apoiada e principalmente permanecer tal como é pública, gratuita, laica, de qualidade, democrática e socialmente referenciada.

 Sem mais

Diretoria SESUNIPAMPA, 29 de março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!