segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Relato da assembleia docente do dia 03 de novembro: aprovado indicativo de greve para 21 de novembro


Colegas docentes.
No dia 3 de novembro foi realizada a assembleia da categoria, convocada pela SESUNIPAMPA. Estiveram presentes colegas dos campi Bagé, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e São Gabriel.
A assembleia iniciou-se às 17:50, tendo como pauta os seguintes pontos: 1) Informes; 2) Mobilização; 3) Votação de indicativo de greve; 4) Encaminhamentos.
Nos informes, cada campus produziu um relato de suas atividades de mobilização na última semana. Também foi dado um informe do âmbito nacional, com o quadro de ocupações que acontecem em escolas, institutos federais e universidades de todo o país. Segundo informações do ANDES-SN, no momento são 60 universidades ocupadas, 1.100 escolas e institutos federais ocupados, 39 universidades com greve dos técnicos (FASUBRA), pelos menos duas universidades federais com greve docente, outras em estado de greve ou com votação de indicativo, e mais três universidades estaduais com docentes parados.
No ponto de mobilização, foram discutidos aspectos da conjuntura nacional, em especial o movimento para barrar a aprovação da PEC 55 (antiga PEC 241), que, no entendimento da assembleia, trará prejuízos irreparáveis não apenas no que tange ao Ensino Superior, mas à Educação Pública e aos serviços de responsabilidade do Estado. Consequentemente, a sociedade brasileira como um todo será profundamente atingida, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras.Desse modo, enfatizou-se a necessidade de fortalecer a mobilização dentro da universidade, com a busca de unificação com outras categorias de servidores públicos, e principalmente, com a expansão da luta para as ruas, em diálogo com diversos segmentos sociais, a fim de disseminar informações que contraponham o discurso oficial do governo e das elites a respeito da PEC e de outras medidas que atacam os direitos sociais.
No ponto seguinte, tratou-se da votação do indicativo de greve docente para a Unipampa. A pedido de colegas, foram realizadas falas favoráveis e contrárias à deliberação sobre o indicativo. Depois da encaminhada a votação a respeito, a maioria dos presentes aprovou o indicativo de greve. Em seguida, colocou-se em votação a proposta apresentada para data de indicativo, sendo o dia 21 de novembro próximo (com a assembleia de votação para deflagração ou não da greve sendo realizada no dia 16 de novembro) aprovado pela maioria.
No último ponto, de encaminhamentos, foi aprovada a construção de uma moção de repúdio à atitude da Câmara de Vereadores de Bagé, cujos alguns membros, em atividade de discussão a respeito da PEC, na semana passada, com a presença de um docente da Unipampa, e mais companheiros do IFSul, quiseram aprovar uma “representação” contra o professor da Unipampa, simplesmente pelo exercício democrático de seu direito à manifestação. Igualmente, a assembleia aprovou encampar a campanha para que a reitoria abra as contas da universidade, afim de que a comunidade tenha ciência exata do orçamento para o próximo período. Sem mais a tratar, a assembleia foi encerrada às 19:30.
Saudações sindicais,
Diretoria da SESUNIPAMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!