quarta-feira, 7 de março de 2018

NOTA DA SEÇÃO DA UFRGS ANDES-SN EM SOLIDARIEDADE À PROFESSORA LETÍCIA FERREIRA

 

Solidariedade à professora Leticia de Faria Ferreira, docente da UniPampa



A professora Letícia de Faria Ferreira, docente da Unipampa, participou, como membro da banca, de um processo de seleção docente na sua própria instituição, realizado no mês de julho de 2015 e recomendou averiguações a órgãos competentes da Universidade sobre possíveis irregularidades no dito concurso. Ao observar tais irregularidades, a professora comunicou-as junto à direção do Campus São Borja, à coordenação do Curso de Ciências Humanas, à Comissão de Ética e à ouvidoria da Unipampa.

Em dezembro de 2015, a Justiça Federal determinou que o concurso permanecesse suspenso até que se encerrassem as devidas apurações.
A despeito dessa decisão, a Reitoria recentemente empossada na UniPampa (2016-2019) homologou o concurso e nomeou o candidato, desconsiderando a instância interna responsável pela apuração dos eventos do referido concurso, ou seja, a Comissão de Ética, que ainda não terminara sua apuração.
A Justiça Federal suspendeu a nomeação feita e, a partir destes fatos, a servidora passou a responder diversas intimações advindas da Reitoria. Esta também desconsiderou o trabalho e a decisão da Comissão de Ética, que deferiu a denúncia realizada pela profª Letícia e posteriormente concluiu pela anulação do concurso.

No dia 31 de janeiro, a Prof.ª Letícia recebeu comunicação de acolhimento, pela Reitoria, de parecer que propõe sua demissão.

Como bem assinala a Diretoria da SesUniPampa-Seção Sindical, tanto o parecer como o acolhimento dele pela Reitoria expressam “um evidente cerceamento” do direito da profª Letícia “exercer devidamente seu trabalho”. Além disso, é extremamente preocupante o fato de que “uma docente seja constrangida através de um processo administrativo, em função de denunciar irregularidades observadas por ela no concurso, cumprindo suas obrigações enquanto servidora pública”.
Trata-se de inequívoca retaliação e perseguição contra a profª Letícia, que a Diretoria do ANDES/UFRGS denuncia. Vai também manifestar concretamente sua solidariedade à profª Letícia, enviando posicionamento a respeito à Reitoria da UniPampa.

Para ver a Nota acesse a página da Seção UFRGS ANDES-SN: https://andesufrgs.wordpress.com/2018/03/01/informandes-na-ufrgs-no-13-01-03-2018/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!