sábado, 27 de outubro de 2018
CARTA ABERTA À SOCIEDADE E À COMUNIDADE ACADÊMICA EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
NOTA POLÍTICA DO ANDES-SN SOBRE O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Nota da Diretoria da SESUNIPAMPA
NOTA DA DIRETORIA DA SESUNIPAMPA
A Diretoria da Sesunipampa vem a público se manifestar diante do cenário político nacional. Assistimos com consternação à onda de violência política iniciada nos últimos anos, mas que se acirrou nas últimas semanas, em consequência do crescente ódio manifestado por setores da população brasileira, em especial por segmentos fascistas que apoiam um dos candidatos à presidência que disputa o segundo turno. Este candidato tem se notabilizado em tempos recentes por declarações ofensivas, de caráter racista, misógino, lgbttfóbico e xenófobo, e mesmo durante campanha, tem reafirmado posições e opiniões de caráter antidemocrático, reavivando o que há de mais podre e odioso nas tradições autoritárias que persistem no seio da sociedade brasileira.
À Unipampa, em particular, e às universidades públicas, em geral, já extremamente fragilizadas pelos recentes cortes e pela progressiva diminuição de seu orçamento – uma verdadeira política de "desinvestimento" da Educação Pública brasileira – está reservado um futuro de sérias dificuldades nos próximos anos. No caso de vitória do candidato do campo autoritário, esse futuro se concretizará em um cenário profundamente sombrio, em que as frágeis liberdades democráticas que o país ainda conserva, e sobre as quais se sustenta a universidade pública e o trabalho docente, estarão seriamente ameaçadas. O sufoco financeiro pelo qual passamos tem grandes chances de ser potencializado, tornando a universidade num ambiente tomado pelo medo, pela maior intensificação da precarização de nosso trabalho cotidiano e pelo cerceamento à livre manifestação do pensamento, elemento imprescindível para a concretização dos processos de ensino, pesquisa e extensão, atividades que fundamentam a existência da universidade.
Nesse sentido, a Sesunipampa afirma seu compromisso com a democracia, posicionando-se em defesa da universidade pública, gratuita, referenciada socialmente, e veementemente contra o avanço do fascismo, do autoritarismo e do ódio político que têm assolado a sociedade brasileira. Avaliamos, igualmente, que o momento exige uma posição firme também dos dirigentes das instituições públicas de ensino, a exemplo de iniciativas que têm sido tomadas, no último período, por diversos conselhos de universidade (como da UFRGS) e entidades como a ANDIFES. Sendo assim, e dando cumprimento a um dos encaminhamentos deliberados por assembleia docente do dia 17 de outubro, conclamamos à Reitoria da Unipampa e ao seu Conselho Universitário que se manifestem publicamente diante desse cenário, corroborando esses compromissos, em defesa da universidade pública e das liberdades democráticas.
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Relato de assembleia
Relato de assembleia: docentes deliberam por defesa da democracia e da universidade pública diante de cenário político eleitoral
Em assembleia realizada no final da tarde de hoje, docentes dos campi Jaguarão, São Borja e Santana do Livramento debateram a conjuntura política nacional, os riscos à democracia e à universidade pública, bem como ações de mobilização em torno desta pauta.
A assembleia teve início às 17:45. No ponto de informes, houve a lembrança de nossa colega Mara Regina Rodrigues Ribeiro, docente de São Borja e companheira de seção sindical, que faleceu no último domingo. Foi lembrado o seu compromisso com a luta sindical, mesmo nos momentos de fragilidade em relação a sua saúde. Igualmente, informou-se sobre o processo corrente de eleição da nova diretoria da Sesunipampa, cuja eleição ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro próximos.
Em relação ao ponto de avaliação da conjuntura nacional, universidade pública e democracia, os/as presentes externaram suas preocupações diante do contexto nacional, com destaque para a onda de violência política e as chances de eleição de um candidato com nítidas opiniões autoritárias e mesmo de cunho fascista. As avaliações foram consensuais no sentido de que o futuro da universidade pública, do trabalho e do bem-ver docente – já sob ataque na atual conjuntura - está profundamente ameaçado, independentemente do resultado das urnas, mas especialmente a partir de uma possível vitória do candidato situado dentro do campo fascista. Destacou-se a crescente onda de ódio político e perseguições à livre manifestação de pensamento, dirigidas à comunidade acadêmica, especialmente discentes e docentes, e como isso tem se concretizado dentro e fora da Unipampa, no âmbito das cidades que sediam suas unidades. Os/as presentes ressaltaram o pessimismo e sentimento de medo que tem sido observado entre colegas quanto ao futuro imediato de seu trabalho. Por outro lado, destacou-se a necessidade de enfrentar esta dura conjuntura histórica atravessada pelo país com muitas formas de resistência e luta, desde este momento.
A assembleia foi encerrada às 18:45.
terça-feira, 16 de outubro de 2018
CONVITE ASSEMBLEIA GERAL
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
NOTA DE PESAR
NOTA DE PESAR
A Diretoria da Sesunipampa comunica com pesar o falecimento de nossa querida colega Mara Regina Rodrigues Ribeiro, docente do campus São Borja. A professora Mara compunha a gestão atual da Sesunipampa, bem como a gestão passada. Destacamos que, mesmo lutando contra grave doença já há algum tempo, ela nunca deixou de atuar na contínua construção da mobilização da categoria, especialmente no campus São Borja. Prestamos nossos sentimentos a familiares, amigos e colegas, neste momento tão difícil.
MARA PRESENTE!