terça-feira, 31 de março de 2015

Relato da reunião do setor das federais


Relato da reunião do setor das federais


Nos dias 28 e 29 de março ocorreu a reunião dos professores de instituições federais, a qual reuniu 41 representantes de todo o Brasil. No encontro foram compartilhados informes sobre as situações nestas IFES. Dos relatos pode-se inferir que estamos num quadro de crise no ensino superior. Muitas universidades estão sem recursos para a manutenção, limpeza, segurança, gerando situações insalubres e/ou inseguras de continuidade das atividades de ensino. Ademais, foram relatados cortes em diárias, atividades práticas e na assistência estudantil. Na Unipampa o orçamento ainda não foi divulgado, levando a interpretar que nosso quadro não será diferente.
Ainda, em encontro com o governo, além do corte de 30% na educação, foi acenado que pretende-se utilizar a mesma metodologia de negociação com a categoria empregada em 2012 – apenas uma negociação de recomposição salarial para as perdas inflacionárias para todo o mandato – e o pior, que em patamares inferiores do que naquele período. Para agravar a situação, será votada no dia 07/04 a PEC que indica a possibilidade de terceirização das atividades fins. Caso seja aprovada resultará na contratação de professores e técnicos por meio de terceirização e levando, necessariamente, à pauperização das relações de trabalho nas IFES e demais instituições públicas. Também estamos sobre ataque direto à representação sindical, em que o governo vem utilizando laranjas (PROIFES) que servem como correia de transmissão das políticas de desmonte da educação.
Apesar deste quadro grave de ataque ao ensino, seja pelo corte de recursos diretos ou pela inflexibilidade do governo de oferecer um reajuste não inferior à inflação do período, além da possibilidade de flexibilização das relações de trabalho,  a categoria não acenou para a construção da greve unificada com os demais SPFs, pelo menos não  neste momento. Como forma de inciar nossa luta, o ANDES-SN está convocando todos(as) docentes à mobilizarem-se no dia 07 de abril de 2015, fazendo um dia de Paralisação nacional. Por um ensino público e de qualidade!


SESUNIPAMPA - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, críticas e opiniões - comente!