A assembleia do dia 31 de outubro, realizada via videoconferência, iniciada às 17:45, teve os seguintes pontos de pauta: 1) Informes, 2) 37º Congresso do ANDES-SN, 3) Adesão ao Dia Nacional de Lutas: mobilizações e paralisações no dia 10 de novembro de 2017 e 4) Encaminhamentos.
Inicialmente foram realizados os informes sobre a Caravana do Sesunipampa, realizada nos campi Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito durante os dias 18 e 19/10 e sobre o Encontro da Regional do ANDES-SN, ocorrido nos dias 06 e 07/10 em São Gabriel. Sobre a Caravana, o professor Guinter informou que foram feitos trabalhos de divulgação da Sesunipampa, onde foi ressaltada a importância da filiação e contribuição para as ações do sindicato, ainda, foi relatado sobre o trabalho da assessoria jurídica e as ações por estes implementadas e obtidas. Informes foram dados pelo colega Caiuá, do Campus Jaguarão, sobre a questão da medida provisória publicada no dia 30 que diz respeito ao aumento da contribuição previdenciária dos atuais 11% para 14% sobre a parcela do salário que exceder R$ 5.531,31 (teto que é pago pelo Regime Geral, a cargo do INSS), e o cancelamento dos reajustes dos servidores previsto para o ano de 2018; tratou-se ainda do projeto de pagamento da mensalidade em universidades públicas, projeto este do deputado paulista André Sanches/PT.
Discutiu-se a importância da participação no 37º Congresso do ANDES-SN, 22 e 27 de janeiro de 2018 em Salvador/BA e a possibilidade da Sesunipampa enviar até três delegados e participar nos cadernos de textos até o dia 14/11.
Debateu-se a Adesão ao Dia Nacional de Lutas: mobilizações e paralisações no dia 10 de novembro de 2017, foram colocados pontos de contestação aos ataques aos direitos dos servidores, aos investimentos públicos em saúde, educação e segurança pública. Retomou-se a questão da dificuldade de mobilização dos (as) trabalhadores(as)/docentes e da necessidade de, nesse momento político, essa mobilização acontecer. Deliberada por unanimidade a adesão à paralisação, definiu-se que cada campus estabelecerá qual atividade fará no dia 10/11.
Foram encaminhados ainda os seguintes pontos: fazer uma moção de honra ao artista Daniel Viglieti e uma nota de repúdio a criminalização dos movimentos sociais, com atenção especial aos acontecimentos recentes de perseguição policial ao grupo anarquista Pandorga e a Federação Anarquista Gaúcha – FAG e a censura do show de Caetano veloso junto aos sem tetos, militantes do MTST.
A Assembleia encerrou-se às 18:50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas, críticas e opiniões - comente!