quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Conversando com a SESUNIPAMPA 2: Quais contribuições para o processo de volta as aulas apresentou o pedido de vistas no CONSUNI?

 

Confira a 2ª parte do bate-papo da SESUNIPAMPA com os docentes da UNIPAMPA sobre a volta as aulas e o ensino remoto.

Se você ainda não leu a matéria completa da SESUNIPAMPA sobre “Volta às aulas na UNIPAMPA: ensino remoto foi aprovado no CONSUNI e trás incertezas para comunidade acadêmica” acessa o link: https://sesunipampa.blogspot.com/2020/08/volta-as-aulas-na-unipampa-ensino.html?fbclid=IwAR2dZPFDc0Pd32AN3PZSiG7_i5WY58dSEFDpe27E-7D9mAgjxfOpmQGTPZE

Conversamos com os docentes Vinicius Piccin Dalbianco (Campus Itaqui), Altacir Bunde (Campus Santana do Livramento), Rubem Ávila Jr (Campus São Gabriel) e Jefferson Rocha (Campus São Gabriel).

 Confira a 2° pergunta: 

SESUNIPAMPA: Neste processo de deliberação houve um pedido de vistas, respaldado no artigo 34 do regimento do CONSUNI, considerado como um ato de afirmação da democracia. Quais as contribuições desse parecer para o calendário e diretrizes aprovados?


Vinicius: “O parecer do pedido de vistas é um documento que expressa inúmeras preocupações com o retorno remoto das aulas. O professor parecerista teve o cuidado de incluir os anseios de todas as categorias, dando destaque principalmente para as preocupações dos estudantes que ao meu ver foram pouco ouvidos ao longo das discussões.

O parecer modificou a forma da condução das discussões no CONSUNI. Proporcionou um importante momento de dialogo entre os conselheiros, possibilitando que todas as representações pudessem expor suas ideias e posicionamentos e inclusive proporcionou um ambiente amistoso que unificou muitos posicionamentos, demostrando para os gestores da UNIPAMPA que é preciso dialogar, ouvir as representações, dar o tempo que as discussões merecem.

O calendário e as diretrizes aprovados são muito mais evoluídos do que a proposta original e incorpora significativamente as contribuições apresentadas no parecer do pedido de vistas. Espero que este processo tenha contribuído para uma visão diferente da gestão da UNIPAMPA quanto aos métodos de dialogo com a comunidade Universitária”.

Altacir: “Acredito que o pedido de vistas foi muito importante para o amadurecimento da proposta, assim como serviu de aprendizado para os novos Conselheiros, no qual me incluo. Mas, no meu ponto de vista, a contribuição mais importante foi o aprofundamento da democracia e do debate interno na Unipampa.


    A profundidade que foi exposto no Parecer do pedido de vista feito pelo professor Rubem demonstrou aos/as Conselheiros/as várias inadequações, seja no rito e tramitação do processo, como na proposta construída pelo GT-Novos Tempos do Calendário Acadêmico 2020, assim como nas Diretrizes Operacionais das AEREs na UNIPAMPA.  Ou seja, o Parecer nos apontou o caminho a ser seguido para a construção de uma nova proposta de Calendário Acadêmico de retorno as atividades de ensino bem como a realização dos ajustes necessários nas Diretrizes Operacionais das AEREs.”

Rubem: “A principal contribuição foi possibilitar a discussão ampla do referido projeto pelo conselho. Isto vem de encontro ao papel fundamental desta instância universitária que estava sendo negligenciada. O tempo requerido pelo pedido de vistas foi fundamental para o esclarecimento de pontos cruciais que beiram a ilegalidade da proposta.

    
    Além da quebra desse movimento autocrático da reitoria, podemos salientar alguns outros ganhos, como o calendário de 15 semanas e uma primeira elaboração dos encargos docentes, embora este último tema ainda precise de esclarecimentos e maiores garantias jurídicas aos docentes durante este período excepcional”

Jefferson: “O Pedido de vista solicitado pelo conselheiro Rubem Ávila Jr., além de legítimo, serviu para que, com o parecer emitido, a comunidade acadêmica e especialmente os conselheiros do CONSUNI, pudessem se apropriar dos aspectos pedagógicos, políticos e jurídicos envolvidos na proposta. Segundo relatos, houve manifestações antidemocráticas nas redes sociais sobre este pedido, demonstrando que muitos ainda não conseguem conviver com a diferença de opiniões, com a dialética da construção democrática. Isto é fruto do espírito autoritário que no Brasil ainda perdura na maioria das entidades.            

Aproveito para expressar minha solidariedade ao conselheiro Rubem, um companheiro de muitas lutas classistas e que teve a coragem e a sensatez de provocar uma reflexão mais consistente sobre a proposta da reitoria para atividades remotas. Conseguimos a partir de parecer e da discussão nas reuniões do CONSUNI, avançarmos em pontos importantes, diminuindo, mas não sanando, evidentemente, as dificuldades que todos teremos (docentes, discentes, técnicos administrativos) na execução das AERES, agora a partir do dia 08 de setembro”

 

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